Projetos Concluídos

Título do projetoNaturezaFinanciador/ApoiadorAno
Estudo do processo TIG com pulsação da corrente em frequências ultrassônicas - Processo: 402854/2016-0PesquisaConselho Nacional de D.
Científico e Tecnológico
2017-2020
Descrição

No setor da construção naval os blocos estruturais pesam, normalmente, dezenas de toneladas e apresentam uma geometria bastante particular, fazendo com que as soldagens sejam realizadas em diversas posições o que aumenta a dificuldade de operacionalização dos processos. Por conta disso, diversos processos de soldagem são aplicados na concepção de uma embarcação ou edificação de uma estrutura oceânica, os quais são escolhidos de acordo com os requisitos de projeto, as características físicas e geométricas do material e o grau de mecanização desejado. Dentre esses processos, estão o MIG/MAG, Arame tubular, Eletrodo Revestido, Arco Submerso e TIG. Além disso, na operacionalização destes processos em estaleiros é comum a soldagem ocorrer de forma manual, embora a soldagem mecanizada seja aplicada em situações específicas como na união de chapas do costado. Diante do exposto, fica evidente que todos estes fatores tornam a especificação e a operacionalização dos procedimentos de soldagem em estaleiros uma atividade extremamente complexa, demandando, assim, mão de obra devidamente qualificada e procedimentos de soldagem capazes de produzir cordões de solda dotados de qualidade tal que atendam as normas aplicadas com a eficiência que o setor exige. Assim, este projeto de pesquisa tem por objetivo a geração de conhecimento nacional capaz de atender as necessidades da indústria naval nacional por procedimentos de soldagem mais produtivos e com melhores resultados operacionais.

Palavras-Chave
GTAW; Pulsação Ultrassônica; Excitação do arco

 

Título do projetoNaturezaFinanciador/ApoiadorAno
Soldagem dissimilar de Aço carbono - Aço inoxidável utilizando o processo TIG com excitação ultrassônica do arco (U-TIG)PesquisaCentro de Joinville 2016-2018
Descrição

Este projeto de pesquisa tem por objetivo realizar, a partir de estudos preliminares conduzidos na UFSC, um estudo a fim de avaliar as potencialidades do processo TIG com pulsação ultrassônica da corrente (U-TIG) na soldagem dissimilar entre aço carbono estrutural ASTM A36 e aço inoxidável AISI 304, ambos amplamente empregados no setor naval. Deste modo, tem-se como meta a geração de conhecimento genuinamente nacional que permita desenvolver procedimentos de soldagem U-TIG robustos capazes de atender as necessidades da indústria naval nacional por processos mais produtivos e com melhores resultados operacionais.

Palavras-Chave
Soldagem; Excitação ultrassônica; TIG

 

Título do projetoNaturezaAno
Análise comparativa de técnicas de soldagem visando o aumento de produtividade no processo MIG/MAGExtensão2016-2017
EnvolvidosFinanciador/Apoiador
Tiago Vieira da Cunha - Coordenador / Anna Louise Voigt - Integrante.Whirlpool S/A - Unidade Embraco
Descrição
Este projeto tem por objetivo comparar diversas técnicas de aumento de produtividade no processo MIG/MAG, tendo como referência o MIG/MAG convencional aplicado a soldagem de fechamento corpo-tampa de compressores herméticos, no que diz respeito a produtividade, facilidade de implementação, qualidade dos cordões e taxa de deposição.

 

Título do projetoNaturezaAno
Soldagem de componentes de compressores herméticos com o processo Stud WeldingExtensão2016-2018
EnvolvidosFinanciador/Apoiador
Tiago Vieira da Cunha - Coordenador / Rafael Ferreira de Mello - Integrante.Whirlpool S/A - Unidade Embraco
Descrição
Este projeto tem por objetivo realizar a aplicação do processo de soldagem Stud Welding por descarga capacitiva em componentes de compressores herméticos.

 

Título do projetoNaturezaAno
Prospecção de tecnologia de união utilizando descarga capacitivaExtensão2017-2018
EnvolvidosFinanciador/Apoiador
Tiago Vieira da Cunha - Coordenador.Não há
Descrição
No ano de 2017, o Laboratório de Tecnologia da Soldagem - LTS iniciou um projeto intitulado de “Soldagem de componentes de compressores herméticos com o processo Stud Welding” em parceria com a Empresa Brasileira de Compressores – EMBRACO. Neste, cujo objetivo foi o de realizar a aplicação do processo de soldagem Stud Welding por descarga capacitiva em componentes de compressores herméticos, se adquiriu conhecimentos acerca de um processo de soldagem até então não aplicado pelo laboratório. Com o desenvolvimento deste projeto, outras possibilidades foram aventadas, de modo que é de interesse do laboratório explorar tais possibilidades. Como o laboratório não dispõe de equipamentos de soldagem stud welding, a citada empresa foi contatada, demonstrando interesse em cooperar com o presente projeto disponibilizando, assim, sua infraestrutura no que for necessário durante a execução do mesmo. Assim, este projeto tem como objetivo avaliar as potencialidades do processo de Soldagem Stud Welding na união de peças, sem a necessidade de emprego de elementos adicionais como os tradicionais pinos comumente utilizados neste processo. Deste modo, espera-se com a realização deste trabalho aprofundar ainda mais os conhecimentos relativos ao processo de soldagem stud welding por descarga capacitiva, ao mesmo tempo em que se prospecta desenvolver um novo nicho de aplicação para o citado processo.

 

Título do projetoNaturezaAno
Influência da ZTA de uma junta de topo em simulações usando MEF
Pesquisa2017-2018
EnvolvidosFinanciador/Apoiador
Tiago Vieira da Cunha - Integrante / Thiago Pontin Tancredi - CoordenadorNão há
Descrição
O uso de simulações computacionais usando o Método dos Elementos Finitos é uma solução bastante conhecida para a avaliação do campo de tensões e deformações em diversos tipos de estruturas e componentes. No entanto, a influência no desempenho estrutural do processo de fabricação, em especial a soldagem, ainda é pouco conhecida. O presente projeto de pesquisa se destina a reduzir essa lacuna, estudando a influência que a variação das propriedades mecânicas na zona termicamente afetada na soldagem de uma junta de topo provocam na simulação do comportamento de uma estrutura soldada. Neste projeto de pesquisa almeja-se a construção e usinagem de quatro corpos de prova (placas metálicas de 8 mm) bem como a organização da bancada para a soldagem. Serão utilizadas duas técnicas de soldagem diferentes: por meio do processo de Arame Tubular (FCAW) e com a utilização de gás protetor (GMAW). Em cada corpo de prova será utilizada uma taxa de transferência de calor diferente, visando produzir diferentes áreas e intensidades da zona termicamente afetada pela soldagem. Estes corpos de prova serão então submetidos a ensaios de dureza para que o módulo de elasticidade em três regiões distintas (zona fundida, zona termicamente afetada e metal base) seja quantificado. O comportamento estrutural de uma placa homogenia sujeita a tração e/ou flexão servirá de referência e será obtido por meio do Software Abaqus. Por fim, as propriedades mecânicas obtidas experimentalmente de cada corpo de prova serão transferidas para a simulação. Os resultados da simulação usando MEF de cada um dos corpos de prova estudados serão então analisados, permitindo-se identificar a influência da mudança das propriedades mecânicas do material na zona termicamente afetada; no desempenho estrutural de uma peça ou estrutura.

 

Título do projetoNaturezaAno
Estudo e Desenvolvimento de Processos de Soldagem Aplicados à Construção NavalPesquisa2015-2018
EnvolvidosFinanciador/Apoiador
Tiago Vieira da Cunha - Coordenador / Carlos Enrique Niño Bohórquez - Integrante / Hélio Ormeu Ribeiro - Integrante / gabriel Benedet Dutra - Integrante.Não há
Descrição
No setor da construção naval os blocos estruturais pesam, normalmente, dezenas de toneladas e apresentam uma geometria bastante particular, fazendo com que as soldagens sejam realizadas em diversas posições o que aumenta a dificuldade de operacionalização dos processos. Além disso, em estaleiros, a soldagem manual é amplamente utilizada. Todos estes fatores tornam a especificação e a operacionalização dos procedimentos de soldagem em estaleiros uma atividade extremamente complexa, demandando, assim, mão de obra devidamente qualificada e procedimentos de soldagem capazes de produzir cordões de solda de qualidade com a eficiência que o setor exige. Baseado nisso, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo a geração de conhecimento genuinamente nacional capaz de atender as necessidades da indústria naval nacional por processos mais produtivos e com melhores resultados operacionais. Neste contexto, o escopo do projeto abrange desde o estudo dos atuais processos e técnicas de soldagem empregados em estaleiros, até o desenvolvimento de técnicas de soldagem com foco no aumento da produtividade e qualidade. Assim, com o desenvolvimento do citado projeto de pesquisa espera-se estar contribuindo significativamente para com o desenvolvimento científico e tecnológico da soldagem do setor naval brasileiro.

 

Título do projetoNaturezaAno
Levantamento e análise de técnicas para uniões dissimilares entre materiais metálicos e compósitos.Iniciação científica2015
EnvolvidosFinanciador/Apoiador
Pedro César Leme Granado Sciarini / Gabriel Benedet Dutra / Tiago Vieira da CunhaNão há
Descrição
Na construção naval o uso de materiais compósitos é de especial interesse visto que estes não sofrem corrosão, são facilmente conformáveis, possuem uma massa específica sensivelmente inferior à dos metais e, além disso, um seleto grupo destes não são detectados por tecnologias de radar existentes, sendo assim, de grande utilidade militar. Diante disso, construções híbridas, aquelas nas quais apresentam uniões dissimilares entre materiais metálicos e compósitos, tem se apresentado como uma tendência do mercado naval mundial. No entanto, a união entre materiais de naturezas tão distintas requer técnicas de união extremamente novas, sendo suas aplicações ainda incipientes. Visto a necessidade da indústria naval nacional, por conhecimento acerca destas tecnologias de união, este trabalho tem como principal objetivo realizar um estudo abrangente referente às tecnologias atualmente disponíveis para os processos de união entre metais e compósitos de matrizes poliméricas (PMCs), além de avaliar suas características, quanto aos aspectos de estanqueidade, impacto, dureza e tração.
Palavras-Chave: Uniões Dissimilares, Metais, Compósitos, PMC, Cascos Híbridos.

 

Título do projetoNaturezaAno
Estudo e desenvolvimento de tecnologia visando o aumento da taxa de deposição no processo MIG/MAG mediante o emprego de elevados valores de stckout.Trabalho de Conclusão de Curso2016
EnvolvidosFinanciador/Apoiador
Ana Paula Storto Bittencourt / Tiago Vieira da CunhaNão há
Descrição
No processo MIG/MAG stickout é o termo dado ao comprimento livre do eletrodo, ou seja, ao comprimento do arame compreendido entre o bico de contato da tocha de soldagem e, a ponta do eletrodo ainda não fundido. Durante a execução do processo a passagem da corrente de soldagem se dá somente neste comprimento, de tal modo que a taxa de fusão do arame é, em parte, determinada pelo aquecimento por efeito Joule, devido à passagem da corrente de soldagem pela resistência do arame. Essa resistência é determinada pela composição química do arame consumível e suas dimensões (comprimento e diâmetro). Isto posto, quanto maior o stickout, maior será a taxa de fusão devido ao efeito Joule. Entretanto este comprimento deve ser limitado, pois o calor gerado pode ser tão alto a ponto de fazer com que o eletrodo sofra uma espécie de ‘amolecimento’, perdendo-se o controle da direção e estabilidade do arco e, consequentemente, comprometendo a qualidade do cordão de solda. Com base nisso, o presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o processo de soldagem MIG/MAG, com o intuito de intensificar o efeito Joule sem que haja deformação significativa do eletrodo. Desta forma, será possível estudar os efeitos do comprimento do stickout sobre a taxa de deposição de material, e em quais proporções tal efeito impactará na produtividade do processo. Para tal, será avaliado o comportamento para diferentes diâmetros de eletrodo, assim como diferentes comprimentos de stickout, a fim de encontrar uma relação entre estes parâmetros.
Palavras-Chave: Stickout, MIG/MAG, Efeito Joule.

 

Título do projetoNaturezaAno
Análise da influência da frequência de pulsação na microestrutura de soldas dissimilares entre aço carbono e aço inoxidável utilizando o processo TIG. Trabalho de Conclusão de Curso2017
EnvolvidosFinanciador/Apoiador
Felipe José dos Santos / Gabriel Benedet Dutra / Tiago Vieira da CunhaNão há
Descrição
A união de materiais dissimilares é utilizada em diversos segmentos da indústria, quando a mudança do material em determinada aplicação traz benefícios que compensem o processo, como por exemplo, a utilização de materiais com menor peso específico com o objetivo de diminuir a massa de um determinado produto, ou de materiais resistentes à corrosão em determinadas regiões de uma estrutura que estejam sujeitas à maior ação do meio. Sabe-se que a microestrutura de um material tem grande influência em suas propriedades mecânicas, térmicas e elétricas. O presente estudo pretende analisar como a variação da frequência de pulsação da corrente na soldagem TIG influencia na microestrutura das regiões da solda, estudando-se casos que se enquadrem em baixas frequências (abaixo de 20Hz) e frequências de pulsação ultrassônicas (acima de 20kHz), no que diz respeito as fases formadas, presença de carbonetos e tamanhos de grão. Ainda, será analisada a resistência à tração das uniões com aplicação de carga no sentido da direção de soldagem e a dureza da face do cordão. Finalmente, será feita a comparação dos resultados obtidos com a literatura disponível que aborda processos semelhantes, tirando-se as devidas conclusões.
Palavras-Chave: Soldagem Dissimilar; GTAW; Pulsação da corrente.

 

Título do projetoNaturezaAno
Desenvolvimento e análise de um método alternativo para mitigar as distorções em processos de soldagem.Trabalho de Conclusão de Curso2016
EnvolvidosFinanciador/Apoiador
Mateus de Sousa Zanzi / Tiago Vieira da Cunha.Não há
Descrição
Processos de soldagem a arco são amplamente empregados em estaleiros. Entretanto, dada a sua própria natureza, estes processos impõem o aporte de consideráveis níveis de energia nas regiões das juntas soldadas. Entre outras implicações, isto dá origem a distorções devido ao gradiente térmico gerado. Essa consequência afeta negativamente a montagem, de modo que se torna necessário evitar este problema a fim de manter a competitividade do setor. O pré-aquecimento das laterais da junta tende a reduzir consideravelmente o gradiente térmico na região da junta soldada, o que atua no sentido de minimizar o problema de distorção no metal de base. Deste modo, o presente trabalho visa desenvolver um método alternativo para mitigar as distorções em processos de soldagem, baseado no pré-aquecimento das laterais da junta a ser soldada.
Palavras-Chave: Método; Gradiente térmico; Distorções.

 

Título do projetoNaturezaAno
Levantamento e análise de técnicas para uniões dissimilares entre materiais metálicos e compósitos.Iniciação Científica2015
EnvolvidosFinanciador/Apoiador
Pedro César Leme Granado Sciarini / Gabriel Benedet Dutra / Tiago Vieira da CunhaNão há
Descrição
Na construção naval o uso de materiais compósitos é de especial interesse visto que estes não sofrem corrosão, são facilmente conformáveis, possuem uma massa específica sensivelmente inferior à dos metais e, além disso, um seleto grupo destes não são detectados por tecnologias de radar existentes, sendo assim, de grande utilidade militar. Diante disso, construções híbridas, aquelas nas quais apresentam uniões dissimilares entre materiais metálicos e compósitos, tem se apresentado como uma tendência do mercado naval mundial. No entanto, a união entre materiais de naturezas tão distintas requer técnicas de união extremamente novas, sendo suas aplicações ainda incipientes. Visto a necessidade da indústria naval nacional, por conhecimento acerca destas tecnologias de união, este trabalho tem como principal objetivo realizar um estudo abrangente referente às tecnologias atualmente disponíveis para os processos de união entre metais e compósitos de matrizes poliméricas (PMCs), além de avaliar suas características, quanto aos aspectos de estanqueidade, impacto, dureza e tração.
Palavras-Chave: Uniões Dissimilares, Metais, Compósitos, PMC, Cascos Híbridos.

 

Título do projetoNaturezaAno
Influência da frequência de pulsação no tratamento superficial de uma liga de Níquel-Alumínio Bronze realizado pelo processo TIG.Trabalho de Conclusão de Curso2016
EnvolvidosFinanciador/Apoiador
Bruna Larissa Tascheck / Tiago Vieira da Cunha Não há
Descrição
A liga Níquel-Alumínio Bronze (NAB) é conhecida por possuir alta resistência à erosão e à cavitação. Devido a estas características é comumente empregada na fabricação de hélices navais. Não obstante, com o intuito de aprimorar ainda mais as características superficiais de materiais desta natureza pesquisas recentes tem sido conduzidas. Uma destas que se encontra em destaque diz respeito ao tratamento superficial por fusão a laser (LSM) onde, de acordo com resultados disponíveis na literatura, uma microestrutura mais refinada e homogênea é obtida. Assim, tendo este mesmo propósito, é objetivo deste trabalho realizar o tratamento superficial do NAB com o processo de soldagem TIG pulsado. Para tanto, serão avaliados os possíveis efeitos obtidos em relação à frequência de pulsação. Como resultado, espera-se obter uma maximização das propriedades do NAB.
Palavras-Chave: NAB, Microestrutura, TIG Pulsado.

 

Título do projetoNaturezaAno
Análise da influência da diluição sobre a qualidade de revestimento produzido pelo processo TIG utilizando Inconel 625.Trabalho de Conclusão de Curso2016
EnvolvidosFinanciador/Apoiador
Talyta Abichabki / Tiago Vieira da CunhaNão há
Descrição
Sabe-se que um grande problema na indústria naval é a corrosão, com isso buscam-se alternativas viáveis com objetivo de amenizar e retardar os danos causados. Esse trabalho de conclusão de curso tem como propósito analisar a corrosão em amostras de aço 1020 revestidas com Inconel 625. O revestimento será aplicado utilizando o processo de soldagem TIG. As amostras foram obtidas no Laboratório de Ligações Permanentes, Centro de Joinville, as quais se apresentam com diferentes níveis de diluição, a saber: 10%, 20% e 30%. As amostras serão submetidas ao ambiente marítimo e ao ensaio de névoa salina, os quais têm por finalidade acelerar a corrosão na peça. Assim que feito os ensaios de corrosão, as amostras serão analisadas para que seja realizado o mapeamento microestrutural da região da solda a fim de avaliar os pontos de incidência de corrosão e perda de material.
Palavras-Chave: Corrosão. TIG. Inconel 625. Diluição.

 

Título do projetoNaturezaAno
Estudo da pulsação da corrente no processo TIGIniciação Científica2014
EnvolvidosFinanciador/Apoiador
Anna Louise Voigt / Tiago Vieira da CunhaPET/EMB
Descrição
Diversas são as variáveis que caracterizam o processo TIG pulsado. Nos trabalhos encontrados na literatura acerca da utilização da corrente pulsada no processo TIG, pouco se justifica o uso da corrente média como parâmetro de análise. Com base nisso, questiona-se: a corrente média é o parâmetro de análise mais adequado? Assim, o presente projeto tem por objetivo a realização de experimentos que permitam obter dados que possibilite fomentar esta discussão.
Palavras-Chave: TIG Pulsado, Corrente média, Corrente eficaz.

 

Título do projetoNaturezaAno
Estudo do processo TIG alimentado com foco nas aplicações da indústria de petróleoIniciação Científica2014
EnvolvidosFinanciador/Apoiador
Vanessa Guimarães Soares de Menezes / Tiago Vieira da CunhaNão há
Descrição
A indústria de petróleo e gás brasileira tem cada vez mais buscado processos eficientes e produtivos para evitar os danos devido à corrosão em superfícies metálicas. Uma das alternativas de minimização desse fenômeno é o revestimento desta superfície com um material dotado de propriedades superiores utilizando um processo de soldagem. De forma geral, as características desejadas do revestimento são cordões de solda mais largos, com baixo reforço e baixos percentuais de diluição. Isto, com o intuito de garantir as características do material do revestimento. Nesse contexto, no presente projeto serão analisadas duas técnicas de soldagem TIG aplicadas à operação de revestimento, o TIG convencional e o TOP TIG. O objetivo do estudo é buscar os parâmetros de processo ideais nas duas técnicas, utilizando para tanto o inconel 625 como material de adição, bem como fazer uma comparação entre as mesmas em termos de qualidade do cordão obtido e produtividade do processo.
Palavras-Chave: TIG Alimentado, Revestimento, Inconel 625.

 

Título do projetoNaturezaAno
Estudo da influência de ventos sobre a qualidade das soldas realizadas em estaleiros pelo processo arame tubularTrabalho de Conclusão de Curso2014
EnvolvidosFinanciador/Apoiador
Evandro Machado / Tiago Vieira da CunhaNão há
Descrição
A soldagem é um processo vital na fabricação de embarcações de metal. A união de chapas, cantoneiras, tubulações, perfis estruturais e diversos outros elementos são realizados por este processo. Desta forma torna-se essencial conhecer os parâmetros que podem modificar a qualidade das soldas realizadas. Neste contexto, o presente projeto tem por objetivo analisar a influência dos ventos sobre a qualidade de juntas soldadas pelo processo eletrodo tubular, tendo como referência um estaleiro da cidade de Itajaí em Santa Catarina.
Palavras-Chave: Soldagem em estaleiro, Arame tubular, Ventos, Descontinuidades.

 

Título do projetoNaturezaAno
Desenvolvimento e análise preliminar de tecnologia para soldagem SAW com pulsação ultrassônica da correnteTrabalho de Conclusão de Curso2015
EnvolvidosFinanciador/Apoiador
Anna Louise Voigt / Tiago Vieira da CunhaPET/EMB
Descrição
A soldagem a arco submerso apresenta-se como um processo adequado para a aplicação em grande escala na indústria de construção naval devido à possibilidade de soldagem com elevada densidade de corrente, sendo aplicável para grandes espessuras com altas taxas de deposição. O presente trabalho propõe a aplicação da técnica de excitação ultrassônica do arco no processo SAW, com o intuito de analisar a influência dos principais parâmetros associados a pulsação da corrente sobre os cordões de solda, como a frequência e a amplitude da corrente de excitação ultrassônica.
Palavras-Chave: soldagem, arco submerso, excitação ultrassônica do arco

 

Título do projetoNaturezaAno
Análise de juntas soldadas produzidas pelo processo de arco submerso com pulsação ultrassônica da corrente.Trabalho de Conclusão de Curso2016
EnvolvidosFinanciador/Apoiador
Cristina Mendes da Silva / Tiago Vieira da CunhaNão há
Descrição
Em estaleiros a soldagem é o principal meio produtivo, com destaque para o processo de soldagem por arco submerso, o qual é caracterizado pela alta taxa de deposição e penetração dado os seus elevados patamares de corrente. Isso o torna um processo de uso recorrente em detrimento a outros, uma vez que esse consegue atender a demanda da construção de navios e estruturas oceânicas a qual requer a utilização de chapas de maior espessura. De forma a obter ganhos operacionais e metalúrgicos, a soldagem por arco submerso permite o emprego de diversas técnicas. Neste contexto, recentemente a técnica de arco excitado ultrassonicamente por meio da pulsação da corrente em frequências acima de 20 kHz tem adquirido notoriedade. Diante disso, este trabalho tem como enfoque principal a caracterização de juntas obtidas por soldagem a arco submerso com corrente pulsada ultrassônica por meio de análise de micrográfica e ensaios mecânicos de Charpy e microdureza.
Palavras-Chave: Arco submerso. Corrente ultrassônica. Aço ASTM A36. Análise metalográfica. Ensaios Mecânicos.

 

Título do projetoNaturezaAno
Estudo comparativo entre técnicas de alimentação de arame no processo TIGTrabalho de Conclusão de Curso2016
EnvolvidosFinanciador/Apoiador
Vanessa Guimarães Soares de Menezes / Tiago Vieira da CunhaNão há
Descrição
A indústria de petróleo e gás brasileira tem, cada vez mais, intensificado a busca por processos mais eficientes e produtivos a fim de evitar os danos devido à corrosão em superfícies metálicas. Uma das alternativas de minimização deste problema consiste no revestimento dessas superfícies com um material de propriedades anticorrosivas superiores, em relação ao material de base, utilizando um processo de soldagem. Assim, com o intuito de realizar o revestimento de forma adequada é esperado que os cordões de solda possuam características específicas. De modo geral, são esperados cordões de solda mais largos, com baixo reforço, baixa penetração e, sobretudo, baixos percentuais de diluição. Isto, com o intuito de garantir a produtividade exigida pela aplicação e, ao mesmo tempo, que sejam preservadas as características do material do revestimento. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo analisar duas técnicas de alimentação de arame no processo de soldagem TIG, a saber: TIG convencional e TOP TIG.
Palavras-Chave: TIG. Técnicas de alimentação de material. Convencional. TOP TIG